sábado, 26 de julho de 2014

Ideologia, eu quero uma pra viver...

Muitas pessoas estão me perguntando como podem definir o que é esquerda ou direita hoje em dia. Não é um trabalho fácil resumir isto em um só texto, de fato, um livro não bastaria para tratar do tema, de tão vasto que é, mas farei um esforço para dar algumas pinceladas iniciais e me comprometo em tratar do tema com mais profundidade no futuro.

É preciso perceber que antes da impressão, antes da criação do primeiro livro, com a tipografia de Johannes Gensfleish Zum Gutenberg, justamente a Bíblia, a humanidade não tinha como evoluir mais rapidamente, não havia como transmitir conhecimento a não ser de modo oral ou transcrevendo obra por obra, muitas vezes com erros ou interpretações pessoais que levavam a perda de informações preciosas em muitos casos.

                                                                  Johannes Gutenberg

                                                                    Queda da Bastilha

Vamos começar pelo momento histórico em que foi definido direita e esquerda no planeta. A queda da Bastilha, na França, realizada em 14 de Julho de 1789, em Paris, França. Por todos os historiadores, é considerado e evento mais significativo da Revolução Francesa, que culmina com a queda da Monarquia e a implantação da República francesa. O evento foi tão significativo que influenciou países como a Rússia e até mesmo os Estados Unidos em suas administrações internas.

Parlamento Francês

No Parlamento então criado, houve uma separação de grupos de interesse. Agora alguns fatos curiosos para quem não conhece história e defende uma oposição aos liberais como sendo algo de esquerda, a origem de ambos os lados da revolução foi causada pela Burguesia, isto mesmo, a Alta Burguesia, os Girondinos, que ficavam a direita no Parlamento, desejavam uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política, enquanto que os Jacobinos, que ficavam a esquerda no Parlamento, representantes da Baixa Burguesia, desejavam uma maior participação popular no novo governo. Em ambos os casos, como vemos a revolução foi causada pelos Burgueses, pelos empresários da época, os donos dos Burgos, regiões comerciais.


Sugiro o filme: Danton, com Gérard Depardieu, para melhor entender este processo, é facilmente encontrado em qualquer locadora ou até mesmo nas redes sociais como o youtube.

Neste momento surge a bandeira da França, que poucos sabem, mas carrega ideologia em suas cores. Os lemas da Revolução Francesa são bem conhecidos: Liberté (Liberdade); Égalité (Igualdade) e Fraternité (Fraternidade). O que as pessoas não sabem ou não lembram? Que a Liberdade ali mencionada e buscada pelos grupos revolucionários franceses era específica, era a liberdade comercial, única e exclusivamente, ou seja, a liberdade de poder comercializar livremente, nada de absurdo, eles queriam liberdade para agir.

O que cada cor significa na bandeira Francesa? Recomendo os filmes da Trilogia das Cores para melhor exemplificar estas informações, com Juliette Binoche.



A Liberdade é Azul:

O Azul - Significa a Liberdade (Liberté). Hoje representa o Liberalismo, liberdade comercial e de mercado.

A Igualdade é Branca:


O Branco - Significa a Igualdade (Égalité). Hoje representa o Humanismo, a paz.

A Fraternidade é Vermelha:

O Vermelho - Significa a a Fraternidade (Fraternité). Hoje representa o Socialismo e o comunismo.

Visto por este prisma, aparentemente o mundo começou a se organizar a partir dai, do ponto de vista ideológico! Não é verdade? Infelizmente não, o mundo ainda não estava preparado para mudanças deste tipo. Porque? Simplesmente por que este trabalho de gestão pública coletiva ainda não era uma prática, assim como, não havia controle social algum sobre direitos e deveres e a partir dai começaram a haver problemas de categorias diversas, até então não percebidos socialmente.

Surge ai um homem que é por muitos considerado o pai do Sociologia, Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, ou simplesmente conhecido por Auguste Comte, nasceu em Montpellier em 19 de Janeiro de 1798 e morreu em Paris em 5 de Setembro de 1857, filósofo, foi também o criador da teoria Positivista.

Comte criou conceitos que hoje norteiam o Direito Universal e a própria ordem social e política, conceitos estes como a meritocracia (que os mais aptos e qualificados mereçam as conquistas), a hereditariedade (direito por nascimento, só os "bem" nascidos teriam direito ao poder até então) era a forma principal forma de acesso ao poder até que tal sistema fosse adotado, criando assim um novo método de valoração do poder. A Meritocracia surge então como algo revolucionário, pois qualquer um poderia ascender ao poder, desde que tivesse mérito para tal acesso!  Percebam que Comte nasceu apenas 9 anos após a queda da Bastilha, ele presenciou desde menino as dificuldades daquele período histórico, que por certo o motivou a pensar nas possíveis soluções de um sistema administrativo.

Existem duas maneiras hoje conhecidas no mundo ocidental de criar leis, uma é a Consuetudinária (com base nos usos e costumes locais ou regionais), um exemplo deste sistema são as Leis Inglesas (Inglaterra), onde nem se que há Constituição, apenas a adoção do sistema Consuetudinário e nem por isto é menos rígido, pelo contrário, os costumes ingleses são dos mais rígidos e tradicionais do planeta em muitos casos. O outro sistema é o Direito Positivo, onde há uma hierarquização das leis, onde uma lei maior subordina outras menores, é assim, por exemplo que funcionam as leis Brasileiras.

Percebam, na Bandeira Brasileira há uma frase de Augusto Comte, o que torna filosoficamente o Brasil um País fundado em sua transformação de Monarquia para República, um País Positivista! A frase da Bandeira é: "Ordem e Progresso"! Agora vejam a frase completa como é: "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim!".

   
Este é o Templo Positivista Localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil. Na entrada se lê a frase da Bandeira do Brasil de modo completo. Percebam que a lei maior do Brasil é a nossa Constituição Federal e que todas as demais leis, mesmo as federais se submetem a ela, as Constituições Estaduais, as Leis Orgânicas Municipais, os Estatutos de empresas públicas, privadas e do terceiro setor, tudo é subordinado e condicionado ao sistema hierárquico das leis positivas nacionais.  

É importante salientar que Auguste Comte criou um calendários de treze meses na sua religião da humanidade, tendo como ano um o ano da queda da Bastilha e um dos meses é dedicado a figura de Johannes Gutenberg, exatamente pela constatação que ele teve ao perceber que a humanidade não poderia ter acesso a todos aqueles pensamentos por ele proposto como linha de raciocínio lógico e racional, sem o advento da imprensa!

Agora um fato curioso, a famosa Revolução Farroupilha do Rio Grande do Sul (Guerra dos Farrapos) que buscava a separação econômica do Brasil por conta das altas taxas cobradas pela monarquia ao charque gaúcho, comida de escravo na época, e ao couro, mas que foi apenas mais um pretexto para algo que vinha se desenhando como realidade e que anos mais tarde culminaria com a criação República nacional, tinha dois grupos distintos, ambos legalistas e em ambos haviam positivistas e maçons, curiosamente, com rápida análise percebe-se tanto na Bandeira do Brasil, como na Bandeira do Rio Grande do Sul, elementos positivistas e maçônicos, com forte influência de ambos os grupos na criação destes Estados.


Para melhor entender este período sugiro os filmes: "Neto perde sua alma" e "O tempo e o vento"!



Os de Lenço Branco eram os Ximangos, apoiadores de Monarquia e da manutenção do territórios nacionais políticos e econômicos e geográficos. (Lembrando que a cor branca é a da igualdade, na França e do Humanismo como filosofia). Os Ximangos eram apoiadores do então Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, Júlio Prates de Castilhos, fundador do Templo Positivista do Estado do RS.

Júlio Prates de Castilhos

Os de Lenço Vermelho eram os Maragatos, apoiadores de um separatismo econômico da monarquia, defensores do sistema republicano. (Lembrando que a cor vermelha é a da fraternidade na bandeira Francesa e que ainda não existia a noção de socialismo no mundo, mas já havia noção de humanismo, tanto que o Templo Positivista era chamado de Religião da Humanidade).  Bento Gonçalves foi o Presidente da República Rio-Grandense no período em que foi criada uma República independente, desafiando a autoridade monárquica brasileira.

                                                             Bento Gonçalves da Silva

A história do Brasil nos mostra que muito embora Bento Gonçalves tenha perdido a batalha e o Estado do Rio Grande do Sul tenha sido reanexado ao território brasileiro, voltando as mãos dos monarquistas, a Proclamação da República do Brasil ocorreu em 15 de Novembro de 1889, apenas 48 anos após a ação dos gaúchos, ou seja, houveram fortes influências destes atos para a queda da monarquia nacional brasileira. Ainda assim, ai a curiosidade maior, a influência positiva e maçônica é tanta que os principais símbolos republicanos demonstram isto até hoje e o primeiro Presidente Republicano no Estado do Rio Grande do Sul é indicado por Júlio de Castilhos, o também positivista, Borges de Medeiros. Pode-se dizer deste modo, que ambos os lados obtiveram sua parcela de sucesso na manutenção de seus espaços de poder político e social.

                                                   Antônio Augusto Borges de Medeiros

O último expoente político que obteve apoio histórico dos Positivistas do Estado do Rio Grande do Sul foi o Governador Getúlio Vargas, sucessor de Borges de Medeiros, que mais tarde se tornaria Presidente do Brasil, criando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regime que regra o trabalhador até os dias atuais, além de fornecer direito a voto para os negros e as mulheres, o voto secreto, coisas que até então não eram asseguradas como direitos para nenhum destes grupos. Curiosamente, Getúlio Vargas era inicialmente Chimango (lenço branco), mas em dado momento adotou o lenço vermelho, logo após a revolução de 1930, tornando-se  Maragato, diferentemente de Júlio de Castilhos e de Borges de Medeiros. É neste momento que começa o enfraquecimento da ideologia Positivista nacional, com o afastamento político entre ambos. Como princípio filosófico, os positivistas se declaram agnósticos, ou seja, que não podem declarar como existente ou inexistente a figura de divindades, por simples desconhecimento de provas que endossem quaisquer das teorias. Getúlio se considerava e se declarava abertamente Positivista e Agnóstico!

                                                                Getúlio Dornelles Vargas

O momento mais rico, filosoficamente falando, da história universal moderna é este, o momento histórico entre a primeira e a segunda grande Guerra Mundial. É neste momento que surgem as maiores teorias modernas de modelo econômico, influenciadas por fatos históricos diversos. A grande maioria das pessoas começa a estudar a noção de direita e esquerda a partir deste período somente, pois os fatos aqui ocorridos é que norteiam algumas noções modernas e contemporâneas do tema, no entanto, tal postura é um erro, pois despreza as origens anteriores e dai a perda de identidade com o passado, promovendo o nexo filosófico real.

No Brasil Getúlio Vargas busca políticas de centralização e tenta agradar a todos os setores, unindo o povo em maioria de interesses, foi conhecido por conta desta atitude como "pai dos pobres" por alguns e "mãe dos ricos" por outros, o que sugere que ele tinha por prática rotineira esta postura. Isto fica evidenciado na criação de dois partidos, o Partido Social Democrático (PSD), fundado em 17 de Julho de 1945 e que tinha seu comando organizado por interventores estaduais aliados de Getúlio Vargas, durante o regime do Estado Novo (o que seria um partido de Direita) e o Partido Trabalhista Brasileiro é criado em 15 de Maio de 1945, composto pelos grupos sindicais nacionais (o que seria um partido de esquerda). Muito embora houvessem outros partidos mais a direita e mais a esquerda, Getúlio conseguia controlar os interesses nacionais com posturas administrativas diversas e apesar da sua ditadura, criou mecanismos democráticos que até hoje são referência nacional e internacional de conquistas trabalhistas.


Vargas foi candidato pelo PTB, após um governo onde exercia poder, candidatou-se como esquerda. *Alguma semelhança com nosso atual processo eleitoral não é mera coincidência, acreditem!


Agora atentem para as cores adotadas no símbolo original do PTB, utilizado até os dias atuais.

Preto é a cor do Trabalhismo Inglês!
Vermelho agora simboliza o Socialismo!
Branco continua simbolizando o Humanismo!

E o PSD? Podem perguntar. No que está a ideologia trazida aos nossos dias em nosso País? Na logomarca do partido, foi a primeira vez que a Rosa Socialista apareceu em um Partido Brasileiro, na sua primeira versão.


Percebam, mesmo no partido de Direita do Getúlio, a proposta é de um discurso de esquerda. As cores adotadas são o branco e o vermelho, explicadas acima, mas o mais curioso é o uso da rosa e nas três posições, para a época, algo com muito significado e importância ideológica!


Esta Rosa é de fato uma mulher, um símbolo de resistência social, é a chamada Rosa de Luxemburgo!


A Internacional Socialista é uma organização internacional que visa divulgar e implementar o Socialismo Democrático no mundo. Antes dela surgiu a Primeira Internacional Comunista em 1864, quando foi criada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), portanto, Getúlio Vargas era de fato afinado com o que havia de mais moderno no mundo sobre conceitos filosóficos e sociológicos, era um estudioso do tema.

O que se vê de interessante aqui nesta primeira rosa é o seu formato de buquê, nunca mais adotado! 

A Rosa a esquerda significa: Socialismo Democrático de Esquerda!
A Rosa ao centro significa: Socialismo  Democrático de Centro!
A Rosa a direita significa: Socialismo Democrático de Direita!

Em certa feita Getúlio Vargas teria proferido a seguinte frase: "A velha democracia capitalista e liberal está em franco declínio, porque tem seu fundamento na desigualdade. A outra democracia é a socialista, a democracia dos trabalhadores. A esta eu me filio." Fonte: Valorizando a Memória Trabalhista - Assembléia Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul - 2004. Por esta frase e pela criação do PSD, podemos afirmar que Getúlio Dornelles Vargas foi o precursor no Brasil da teoria Social Democrata, antes mesmo do PDT ou do PSDB. Mais tarde explicarei a linha de cada um e suas origens.

Lembrando que muitos teóricos, até hoje não aceitam o modelo social democrático, pois ele pressupõe a união do liberalismo (azul) com o socialismo (vermelho), sugerindo um caminho do meio entre ambas ideologias, que como vemos aqui, foi proposto primeiramente por Getúlio Vargas no Brasil! 

Agora percebam que a Internacional Socialista foi fundada em 1951 somente, com a denominação de Internacional Operária e Socialista, sendo uma evolução do Comunismo como proposta viável do ponto de vista administrativo, é conhecida como Terceira Internacional Socialista. A Primeira Internacional é a Comunista, em 1864; a Segunda Internacional foi criada as vésperas da primeira grande guerra mundial, sendo dissolvida as vésperas de 1014. A Segunda, a Internacional Trabalhista e Socialista se dissolveu em 1940, com a ascensão do Nazismo e do Fascismo.

"Entre as ações mais famosas da Segunda Internacional foi a sua declaração em 1889 de 01 de maio como Dia Internacional dos Trabalhadores e sua declaração em 1910 de 08 de Março como Dia Internacional da Mulher." Fonte: Wikipedia.

No momento histórico Internacional são criadas as nova nomenclaturas para o que já existia como fundamento filosófico desde a Revolução Francesa, só que agora fundamentando sociologicamente, com propostas econômicas específicas.


Com forte influência na Revolução Francesa, a bandeira dos Estados Unidos da América do Norte (EUA) foi adotada em 04 de Junho de 1777, com as mesmas cores e princípios filosóficos e representava os treze Estados originais das Confederação Americana!


O atual modelo representa 50 Estados e foi criado em 04 de Julho de 1960, sendo ainda fiel as mesmas cores e princípios e só mudando a distribuição de estrelas brancas na área azul.


O que colocou os EUA no cenário Internacional foi o modelo administrativo adotado por um homem chamado Heny Ford, quando ele criou sua primeira empresa em 03 de Novembro de 1901. Ele não inventou o automóvel, isto foi um processo natural da humanidade, o que Ford criou foi algo muito mais genial, ele criou a linha de produção. 


A bem da verdade, fábricas já existiam desde a alta idade média, a descentralização de serviço artesanais também, inclusive na Europa, como podemos no Livro: "Do Cabaré ao Lar - A utopia da cidade disciplinar de Margareth Rago" Uma obra prima, rara de ser encontrada, mas possível, em boas bibliotecas acadêmicas ou Estaduais.  


Com  o Fordismo o EUA se tornou uma potência econômica, propagando a sua expansão do mercado e criando iniciando o processo de globalização do mesmo. A exploração exacerbada destes mercados já eram sentidas antes mesmo do Fordismo, que só acelerou ainda mais este processo, já na época de Karl Marx e Friedrich Engels, tais propostas já vinham causando preocupação social. Ora, vamos lembrar que se algo vem acontecendo desde alta idade média e se este algo ganhou força com a Revolução Francesa, criada por Burgueses, era natural que isto viesse sendo discutido desde então e não que fosse algo específico contra os Estados Unidos, era uma política contra a Burguesia em si, pura e simplesmente, visava alterar o sistema adotado novamente.


Karl Marx e Friedrich Engels juntos criaram o que hoje é conhecido como Socialismo Científico, muito embora suas teorias tenham sido mais adotadas pela Rússia e China, ambos são Alemães de origem. Criaram o Manifesto Comunista e o famoso livro "O Capital" que justifica teoricamente a explicação da exploração do trabalhador pelo processo capitalista. 


As cores adotadas pelo Socialismo e Comunismo dali para diante foram a Vermelha e o Amarelo e os símbolos a Estrela, a foice e o martelo. Dali para diante o vermelho deixou de ser um símbolo de fraternidade entre os homens, passou a ser um símbolo de perda de liberdades individuais, vistas como liberalismo capitalista, em nome de uma liberdade coletiva, teorizada por Marx e Engels.

Na Rússia, Marx e Engels logo foram seguidos por Lênin e Stalin, que implantaram um regime de "Ditadura do Proletariado", contra a exploração do "Capitalismo Burguês"! Agora a surpresa, que muitos sabem e omitem, mas muitos desconhecem, Hitler chegou ao poder em um processo democrático, legalista através do Partido Nacional Socialista (dai o termo Nazismo). 



O Fascismo de Benito Mussolini, na Itália, apoiadora de Hitler no regime nazista ocorreu com os mesmos princípios filosóficos e modelos administrativos. É importante dizer que todos estes regimes eram com base na conquista e na manutenção do poder, na perpetuação do sistema, mas, que também são fundamentados em um sistema de ordem social, partem do pressuposto que o ser humano é incapaz de se auto gerenciar e que por não saber dar valor a liberdade, por não ter igual capacidade evolutiva, precisa se levado a esta igualdade de um modo artificial.


Tanto no Fascismo da Itália de Mussolini, como no Nazismo da Alemanha de Hitler, de 1933 a 1945, como na China de Mao Tsé-Tung em 1949, até os dias atuais, na República Popular da China; como a União dos Países Socialistas Soviéticos (URSS), através da Revolução Russa de 1917, comandados pela Rússia, todos de partido único nacional e sem alternância de poder!   Vejam que curioso o nome do Partido da URSS: "Partido Comunista da União Soviética (em russo Коммунисти́ческая па́ртия Сове́тского Сою́за, КПСС) foi o nome usado pela corrente bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) de 1952 a 1991" Fonte: Wikipedia. Perceberam? Social Democracia, do mesmo modo que outros governantes pelo mundo, inclusive Getúlio Vargas no Brasil, usando o termo para unir direita e esquerda em um só discurso, mas com enfoque no social, na massa popular, assegurando que seriam mantidos direitos pelo bem da maioria. 

Sei que muitos não irão acreditar no que vou escrever agora, mas infelizmente é verdade, os nazistas eram amadores, eles foram treinados pela URSS em suas práticas de extermínio, a Ucrânia viveu algo chamado Holomodor, que faz o Nazismo parecer algo primário, de tão horrível que foi! Por favor, se informem, pesquisem!

                                                 Holomodor - Ucrânia - URSS - 1932/33

*Novamente, qualquer coincidência com o atual processo político nacional não é mera coincidência! 

Mussolini, era de extrema direita, ultra conservador, o Fascismo era um regime de direita. Como então estaria alinhado ao nazismo alemão? Para muitos historiadores até hoje é complexa esta explicação, mas de fato, o que os unia era exclusivamente o poder, conquista e manutenção do poder, pelo princípio puro e simples de que o povo precisa de ordem de controle sobre o caos e que esta nova ordem passava pela perda de liberdades individuais para a manutenção do coletivo social organizado.   

Este mesmo princípio foi que promoveu durante anos a chamada Guerra Fria, entre os EUA e o URSS, com ambos se ameaçando destruir o mundo centenas ou milhares de vezes por causa de seu armamento nuclear, após o fim da Segunda Grande Guerra Mundial. E agora o grande erro global, pressupor que a Guerra Fria acontecia só entre a filosofia e que era mantida enquanto houvesse princípios Socialistas e Liberais. Deste modo, quando tais princípios enfraqueceram em suas estratégias econômicas, muitos teóricos se apressaram em difundir que o Socialismo fracassou e morreu e mais tarde que o Capitalismo fracassou e que também morreu. 

E o que sobrou no lugar deles? Um vácuo Político Ideológico Econômico e Social?   

É um erro global acreditar que o Socialismo morreu como politica e economia, ele apenas mudou o método de ação e agora promove capitalização internacional em suas politicas externas e legitimação de poder via conquistas democráticas, mas, uma vez conquistado os espaços de poder, se possível são mantidos pelo aparelhamento e corrupção do sistema social e politico nacional e se não for possível, por meio de golpe de Estado, ai sob a alegação de ditadura do proletariado, contra abusos do poder econômico internacional ou nacional. Na prática, estamos passando globalmente por processos de ditadura, similares ao do século XX!    

Liberdades individuais estão sendo perdidas, princípios filosóficos e sociais estão sendo esquecidos, em nome de pseudas liberdades coletivas, que de fato renegam a meritocracia para favorecer a ineptocracia. Segundo os defensores da pseuda "nova democracia", pois a que defende o indivíduo não lhes serve para nada, a meritocracia seria um regime de exclusão social. Ocorre que a ineptocracia é um regime de exclusão moral, onde pessoas não qualificadas assumem o poder simplesmente por que não questionam o sistema e suas práticas corruptas, assegurando assim a perpetuação do mesmo, não importando o que aconteça. Em médio prazo, propriedades privadas, conquistas pessoais e toda e qualquer resistência que ocorra se tornam um risco para a manutenção do sistema e aos poucos são retiradas, até que o povo não tenha mais métodos legais ou legítimos de reconquistar seu poder democrático de fato e de direito!

Este é hoje um método global, está acontecendo neste exato momento em todo o planeta, é um modelo político e econômico e passa por, até mesmo, um sistema de economia própria, com exploração de riquezas internacionais, como no caso das terras raras do planeta que estão exatamente localizadas hoje na China, no Brasil e na África e em um mercado próprio, recentemente criado pelo BRIC, Brasil, Rússsia, Índia e China, com sede principal na China. Tudo isto com gráficos e tabelas próprios, com capacidade de promover contraponto global e até mesmo financiar a criação de uma nova Guerra Mundial, com ampla maioria populacional e logística. Portos estão sendo criados e financiados, em Cuba, no Uruguai, em lugares estratégicos de localização geográfica bélica. Cidadãos foram desarmados legalmente e os poucos que estão armados estão com cadastro nacional a disposição do governo. O cenário é similar ao de uma preparação de uma ação internacional coletiva, similar aos de uma pré-guerra! Não há garantias reais de que irá ocorrer, no entanto, também não há garantias reais de que não irá ocorrer, está e a realidade dos fatos, infelizmente! 

O que se pode esperar é que estas nações que ainda possuem um resquício de democracia, a exemplo do Brasil, optem pela alternância do poder e evitem de todo e qualquer modo um golpe de Estado, pois isto tornaria nosso país uma ditadura que fortaleceria este sistema global ainda mais, se o mesmo fosse perpetuado legalmente ou não! O risco é real, existe! Por incrível que pareça, o Brasil é estratégico do ponto de vista militar, é um país continental e se for tomado por uma ditadura socialista pura neste momento pode ajudar a engrossar um sistema internacional. Para evitarmos uma possível, mesmo que remota guerra mundial, pelo bem do Brasil é extremamente importante hoje a nossa alternância de poder, a nossa oxigenação de poder, pelo atual comportamento e composição do cenário global!  

Mas, e qual pode ser o contraponto disto em nosso país hoje?

Voltemos a história então! Acaba a segunda grande guerra mundial! Getúlio Vargas morre! Com ele acaba a ditadura para muitos, mas na prática não muda nada, assume ao poder nacional os dois partidos criados por Getúlio Vargas. PSD e PTB. 


Juscelino Kubitschek e João Belchior Goulart, fazem o primeiro governo juntos. Detalhe, a eleição de Vice é separada da eleição do cargo de Presidente, são eleições distintas, ou seja, o povo elegeu ambos, não é como o nosso, atual sistema, onde o vice é escolhido nas prévias partidárias e nos acordos com aliados que ampliam o tempo de propaganda política gratuita.

Passado o período de JK, que tinha por meta fazer 50 anos em 5 e transferiu a sede do governo nacional do Estado da Guanabara para o Centro Oeste, em Brasília, surge o candidato da vassourinha, Jânio Quadros, que vinha com a promessa de limpar a corrupção nacional. Ainda com o Vice em eleição separada, Jango reassume seu posto de Vice-Presidente eleito pelo voto popular para o seu segundo mandato! JQ, no entanto, fracassa em seu modelo de gestão e perde apoio popular, em um ato desesperado para retomar seu poder, pensando que voltaria nos braço do povo no velho modelo populista de Vargas e acreditando poder ter tal carisma popular, renuncia. Inicia ai o golpe de Estado contra Jango que só terá uma pequena fração de seu governo de fato executada, a maior parte dela será em um breve momento Parlamentarista do Brasil e logo em seguida é caçado de seus direitos políticos e exilado no exterior.

Flâmula Eleitoral de Jango

O Gaúcho João Belchior Goulart não possui uma foto se quer conhecida com lenço branco ou vermelho, foi considerado socialista pelos intervencionistas militares da época por conta das chamadas "Políticas de Reformas de Base" e pelo fato de que Jango se encontrava na China, já comunista de Mao Tsé-Tung, para negociar comércio internacional entre esta nação e o Brasil. De fato, Jango era seguidor de teorias de Alberto Pasqualini, um teórico do PTB antigo de Vargas, mas este mesmo definia seu socialismo e seu trabalhismo como um processo evolucionário dos tradicionais, eram carinhosamente chamados de Trabalhismo Moreno e de Socialismo Moreno, como alusões ao fato de que eram versões latinas e menos radicais, evoluções do sistema natural proposto nas outras nações, muito mais amplas e muito mais democráticas, com total respeito as conquistas individuais apesar de ter por meta um ideal de ação coletivo.


O que difere destes sistemas "Morenos" de Socialismo e do Trabalhismo de Alberto Pasqualini dos demais sistemas? As correntes Humanistas do mesmo, um forte respeito pelas leis, pela meritocracia, ou seja, pelo Positivismo! No momento que Jango perde o poder, há um levante em Porto Alegre contra o Golpe de Estado, a irmã do agora Presidente era casada com o então Governador do Estado do Rio Grande do Sul, que antes havia sido Prefeito de Porto Alegre, e que havia sido aluno da Escola Júlio de Castilhos, ninguém menos que Leonel de Moura Brizola, casado com Neuza Goulart Brizola. Brizola montou a chamada Rede da Legalidade Nacional, obteve apoio do Comando do Terceiro Exército Nacional, responsável pelo comando das tropas da região sul do País. Quando Jango chegou, todos os gaúchos estavam de arma em punho e prontos para morrer por ele e pela legalidade nacional! E o que ele fez? Agradeceu, disse não, aceitou a condição de Parlamentarismo, se subjugou humildemente ao sistema imposto! Isto lhes parece ato de golpista radical e intolerante, de comunista ou socialista nos padrões supra mencionados? Jango era HUMANISTA! O socialismo de Jango era moreno, o Trabalhismo de Jango era moreno, ele era POSITIVISTA! Não era um radical, não aceitaria jamais que um gota de sangue fosse derramada em seu nome, pois acima de tudo respeitava o ser humano e a vida! Esta postura coloca Jango entre os Ximangos, muito embora não se tenha até o momento tal prova, apenas por conta de lógica pura e simples.


Tenho, no entanto a honra de ser amigo da família Goulart, atualmente o neto do Jango é Vereador em Porto Alegre. Christopher Goulart é desde o nascimento um exilado político em decorrência de seu avô. Seus pais se conheceram no Uruguai e sua mãe foi tê-lo na Inglaterra. Por conta desta situação ele tem hoje tripla nacionalidade. Amigo pessoal, levei-o a conhecer o Templo Positivista de Porto Alegre. e qual foi a surpresa dele que se declarou ser sempre Positivista sem nunca saber que era, até conhecer a doutrina e seus princípios. Na dúvida que tive se seu avô era de fato Ximango ou Maragato, consultei-o por telefone, fui direto a fonte primária e nem mesmo ele lembra de ver o avô um momento se quer com um lenço branco ou vermelho, mesmo na intimidade do exílio familiar, mesmo no ostracismo nacional, nunca soube de foto alguma neste sentido. Ele, no entanto será um seguidor destas filosofias e princípios de modo aberto, pedi permissão de aqui comentar e segundo ele, é sim, Ximango de coração, Humanista, Trabalhista Moreno, Socialista Moreno e Positivista!

                                                              Leonel de Moura Brizola

Jango, infelizmente, morreu no exterior, como todos sabem, nunca voltou a sua terra natal! Mas, Leonel de Moura Brizola, voltou e Brizola, como já comentei acima, tinha sangue bem mais quente que Jango, era declaradamente Maragato, usava com orgulho o lenço vermelho. Segundo Christopher Goulart, provavelmente pelo fato de ter o pai assassinado quando menino, o que acabou por influenciar sua índole revolucionária. Brizola seguia os ideais de Getúlio, Pasqualini e Jango e ainda era amigo de um outro ideólogo humanista e indianista, o Antropólogo Darcy Ribeiro, mas o que mais mostra que Brizola tinha raízes foi o legado que ele trouxe na bagagem para o povo brasileiro de seu exílio. Brizola havia se tornado o primeiro Vice-Presidente da Internacional Socialista, o órgão que, como disse anteriormente, organiza a Social Democracia no Mundo. Isto o coloca no mesmo patamar de todos os seus antecessores políticos, o torna seguidor natural das ideologias.            

                                                                        Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro era antropólogo, criou o Livro: "O Povo Brasileiro", o qual recomendo como leitura obrigatória. Neste livro existe uma passagem que é uma conclusão das mais sóbrias sobre a condição política do Brasil! Segundo Darcy Ribeiro, o Brasil não tem projeto de Governo ou de Administração, tem apenas projeto de conquista e de manutenção do poder nacional. Algo fácil de se perceber em cada pleito, pois as campanhas são para vender o político como se fosse um produto qualquer, tratam os candidatos com marketing comercial aplicado na política e não com marketing político, as empresas de publicidade e propaganda vendem o candidato como quem vende um sabonete, um produto qualquer e cada dia mais a rejeição do povo contra os políticos e a política aumenta, ainda mais em tempos de mídia digital, onde as pessoas buscam cada vez mais se informar e entender os "porquês" das coisas serem como são! 

Pois bem, cabe um breve retorno antes de prosseguirmos, pois houve sim um breve momento de projeto nacional no Brasil, ele ocorreu exatamente no período da Intervenção Militar, tratada por muitos como Golpe Militar e que em alguns aspectos, como já demonstrei acima, foi de fato, pois houve um erro de interpretação da esquerda existente no Brasil, se é que houve erro. Tenho para mim, que não era esta a realidade dos fatos! Para os leigos o discurso foi de que o Brasil estava sendo ameaçado pelo avanço da Anarquia, do Comunismo e do Socialismo e que o "clamor popular" do período obrigou a ação dos militares no cenário político nacional! O problema é que a esquerda que foi retirada do poder era técnica, legítima, eleita democraticamente e era uma revisão ideológica do conceito internacional, tinha bases sólidas do ponto de vista filosófico. O Socialismo Moreno e o Trabalhismo Moreno de Alberto Pasqualini, em nada se assemelham a pura e simples conquista e manutenção do poder, havia um projeto nacional a ser desenvolvido e isto passaria pelas tão faladas "Reformas de Base" de Jango, coisa que ele não teve nem tempo de realizar direito, infelizmente.

Mas então quais benefícios o período militar nos trouxe de fato?

A atuais matrizes energéticas nacionais foram todas obtidas durante os vinte anos de governo militar, as principais hidroelétricas foram criadas neste período, o investimento em energia nuclear para fins pacíficos começou neste período. A construção das malhas viárias das estradas começou neste período e boa parte das estradas que temos hoje foram criadas naquele período. Agora, no meu entendimento, a maior obra dos militares foi uma obra de construção moral e ética, de civismo, de amor pela pátria e nação, de meritocracia e isto se construiu durante este período com atos simples, como cantar o hino em todas as escolas primárias e secundárias, nas disciplinas de Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Esta obra, infelizmente, foi a primeira a ser destruída no momento da democratização nacional!




Percebam, destruir um aparelho de televisão por que está passando um programa que você não gosta não lhe parece ser algo sensato, ou lógico, não é verdade? Destruir um aparelho de rádio não é igualmente sensato, por estar tocando uma música que você não gosta? São aparelhos simplesmente, mecanismos de ação e de comunicação. Tudo que você precisa fazer nos dois casos é simplesmente mudar o canal ou dial, sintonizar em outra frequência de onda, mudar algo internamente, buscar algo diferente. Nestes casos, extinguir tais estudos, por que foram criados pelos militares simplesmente, foi algo de terrível. Pois através destes sistemas os cidadãos eram educados em ética e moral e por menores que fossem os direitos de um cidadão, estes eram conhecidos amplamente e respeitados, uma vez que a postura dos mesmos fosse correta. As disciplinas de OSPB e EMC, deveriam voltar, nunca deveriam ter sido extintas, mas sim terem sido adaptadas a nova realidade democrática nacional.

E quais foram os danos reais causados pelos militares ao Brasil então? 

Sim, havia censura, sim haviam abusos dos militares, também, pois havia abusos de ambos os lados e em uma guerra civil, como em uma guerra declarada, não existe bonzinho, ambos os lados matam e acreditam que os fins justificam os meios para conquistar e manter o poder a qualquer custo! Durante estes vinte anos só dois partidos existiram, todos os demais entraram em clandestinidade e não mais tiveram acesso ao poder. Era proibido ter ideologia, anarquia, comunismo e socialismo era visto como algo pejorativo e até criminoso, o próprio trabalhismo era visto como perigoso, inclusive a ação sindical, limitada e censurada pelo governo. Havia dois partidos apenas, um que era a Direita, o Partido do Governo, a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o outro a "Esquerda" aceita pelo governo, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que continha os poucos dissidentes que se atreviam a permanecer no país para contrapor o governo militar. 




Era curioso ver uma propaganda política na TV neste período, do MDB principalmente, aparecia só o rosto e o número do candidato em uma foto em formato de santinho e uma única voz do início ao fim do horário eleitoral gratuito dizendo o que cada um tinha feito para merecer o cargo pretendido. O curioso na questão do MDB é que muitos dos candidatos faziam questão de ter no currículo uma prisão, pois isto mostrava que tinham sido presos pela ditadura em algum protesto qualquer ou ação contra o regime. É neste momento em que as prisões brasileiras adotam o conceito de revolução ideológica contra o sistema social vigente, até hoje adotado, começa ai a relação política de todo preso, político ou não, com segmentos políticos específicos!      

Para quem pode pensar que durante o período militar as cores deixaram de ter importância na política, vou mostrar que ainda pesavam do ponto de vista ideológico, apenas não mais se discutia isto e cada vez mais, menos gente tinha esta informação!

As cores da Aliança Renovadora Nacional (ARENA): As mesmas cores da bandeira da França. Percebe-se que a imagem da logomarca da ARENA representava um ser humano de braços abertos, como que inspirando liberdade individual, mesmo em uma ditadura, assim considerada, por ser Regime de Exceção, governado por Decretos e Atos Constitucionais.   

Azul - Liberté (liberdade) = Liberalismo
Branco - Égalité (igualdade) = Humanismo
Vermelho - Fraternité (fraternidade) = Socialismo

* Curiosamente, o partido militar, de simpatizantes do governo, havia adotado em suas cores, os valores da Revolução Francesa, confundindo com um discurso de oposição, sendo situação! Algo hoje em voga!
                 
As cores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB): Perceba que as cores adotadas pelo MDB eram as mesmas da bandeira do PTB de Getúlio Vargas, deste modo, associando o Partido a lutas sindicais e de trabalhadores, assim como, ao próprio Getulismo, não ao acaso como poderia parecer. A figura símbolo do MDB era desde esta época, uma chama vermelha acesa ao centro da imagem, como ocorre ainda hoje, indicando uma chama socialista presente. 

Preto - Trabalhismo Inglês
Branco - Humanismo
Vermelho - Socialismo

Havia uma lei no período militar brasileiro que impedia a reunião pública em local aberto, paradas, de três ou mais pessoas, onde quer que fossem, mas haviam algumas exceções a regra, como por exemplo, nos estádios de futebol. O que poucos lembram é que os Clubes desportivos também, muitos deles, foram fundados com base em ideologias políticas e no caso do Rio Grande do Sul isto é mais presente ainda! Discutia-se muito sobre política nos Estádios de futebol, inicialmente. Não se fazia campanha política, não é isto, mas era o local onde alguma informação corria muito mais rapidamente que em qualquer outro! O local para se difundir alguma informação era ali este foi o principal papel político dos Estádios Brasileiros naquele período!


O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi fundado em 1903, sendo um clube de bandeira tricolor:

Preto - Trabalhismo Inglês
Branco - Humanismo
Azul - Liberalismo 

O mascote do clube é um mosqueteiro, um símbolo de defesa da nobreza européia, em especial francesa! Um espadachim que defendia a nobreza e o clero de ataques inimigos na idade média. Conhecido e eternizado como personagem pela história dos Três Mosqueteiros, do romance francês de Alexandre Dumas.


Fundado para ser um clube germânico, exclusivamente alemão, no período nazista mundial, não permitia a presença de negros, judeus e nem se quer italianos ou seus descendentes, o criador do clube promovia os eventos em uma propriedade privada, onde o dono se recusava a dar acesso a tais grupos étnicos, por conta de suas crenças ideológicas. Por sorte isto não foi trazido até nossos dias, hoje o Grêmio é um clube que respeita a diversidade social e humana, sem preconceitos de quaisquer ordem. Mas por que comentei isto então? Por que esta recusa do Grêmio acabou por criar uma situação que gerou seu maior adversário até os dias atuais!

O Sport Club Internacional, foi fundado em 1909, sendo um clube de bandeira bicolor:

Branco - Humanismo
Vermelho - Socialismo

O mascote do clube é um saci, um personagem mitológico do folclore brasileiro, presente na cultura de vários Estados e não só no Rio Grande do Sul, eternizado por Monteiro Lobato, na sua obra do Sítio do Pica Pau Amarelo. Um negrinho matreiro, que vive nas matas, com um gorro vermelho, uma perna só e um cachimbo na boca, protetor das matas e dos animais, um espírito da floresta brasileira.


Fundado por três descendentes de italianos, oriundos de São Paulo, que vieram a Porto Alegre e tentaram jogar no Grêmio, mas não conseguiram, por puro preconceito discriminatório. Novamente comentando, a Primeira Internacional é a Comunista, em 1864, também chamada de Primeira Internacional Socialista. O Futball Club Internacionale Milano, da Itália, havia sido criado em 09 de Março de 1908 e o Colorado de Porto Alegre foi fundado em 04 de Abril de 1909, apenas um ano depois, com forte influência do clube italiano e das propostas políticas e ideológicas do período. 

Nasceu para ser o clube do povo, pois aceitaria qualquer um, sem discriminação alguma. Era uma forma de se evitar guerras, levando as disputas acirradas para o esporte. Como já havia no Rio Grande do Sul um bipartidarismo natural iniciado nos tempos dos Ximangos e Maragato, o Grenal acabou por dar sequência natural a cultura tradicional da rivalidade gaúcha, mantendo-se a tradição maniqueísta de bem e mal, certo e errado. Naquele primeiro momento, negros, judeus e descendentes de outras culturas, principalmente a italiana, agregaram suas forças no Inter de Porto Alegre, como resistência natural ao nazismo no Estado, foi o que promoveu a ascensão rápida do clube na sociedade! A tão conhecida rivalidade gaúcha do Grenal começou assim, deste modo e por estes motivos, por isto que ninguém lembra hoje em dia como tudo começou!

Cabe um breve retorno internacional aqui. A bandeira Italiana tem forte influência Jacobina, com três faixas, para muitos, o significado da faixa verde é o mesmo da faixa azul da bandeira francesa, ou seja, o da liberdade. De fato, não é! 


"A primeira entidade a usar a bandeira tricolor italiana foi a República Cispadana em 1797, a qual substituiu Milão após a o exército vitorioso de Napoleão Bonaparte ter atravessado a Itália a partir de março de 1796. As cores escolhidas por aquela república eram a vermelha e a branca, as quais eram as cores da recém-conquistada bandeira de Milão; e verde, que era a cor do uniforme da guarda civil milanesa. Entretanto, muitas pequenas repúblicas francesas de inspiração jacobina tinham substituído os antigos estados absolutistas italianos e, quase todos com variantes de cores, usavam bandeiras caracterizadas por três bandas de igual dimensão, inspiradas no modelo francês de 1790." Fonte: Wikipedia.

Esta é a interpretação conhecida, na verdade, tendo a concordar com o tom verde como cor não militar, mas como proposta de nacionalismo. Então, o significado das cores da bandeira italiana seriam, na verdade:

Verde - Nacionalismo
Branco - Humanismo
Vermelho - Socialismo

Cabe ainda, um pouco mais de estudos, pois as cores na nobreza, na idade média traziam também consigo significados próprios. A ampliação destes estudos se faz necessária para confirmar algumas origens, até mesmo anteriores aos conceitos históricos aqui relatados. O estudo não se esgota aqui, começa aqui! Esta é a base dos estudos posteriores deste tema! Percebam, por exemplo que a Bandeira Gaúcha e a Bandeira Brasileira, ambas com forte influência Positivista e Maçônica, possuem as cores "Verde" e "Amarelo", este estudo precisa buscar as origens mais profundas de ambos, pois as alegações de sua criação podem estar equivocadas e podem ter de fato mais influência ideológica do que as tradicionalmente conhecidas. O próprio "Verde" da bandeira Italiana pode ter outro sentido, anterior ao do nacionalismo, por mim sugerido. Só a ampliação destes estudos é que poderá desvendar estes mistérios e fechar a sequencia lógica destas existências do ponto de vista filosófico e das forças políticas e sociais envolvidas nestes processos. O que estas bandeiras e símbolos representam realmente? Só o tempo e estas pesquisas nos poderão revelar!



Pronto, agora podemos voltar ao período contemporâneo, mais especificamente ao período do fim do Regime Militar no Brasil, na abertura do Regime, promovida pela Anistia aos presos políticos e exilados. A Anistia tratou, inclusive, de isentar os crimes de guerra civil de ambos os lados, situação e oposição ao Regime existente, visando evitar revanchismos e perseguições futuras, tentando esquecer os erros de ambos os lados e buscando seguir em frente, ao menos foi este o discurso. Na prática, todos queriam por a sujeira para debaixo do tapete, era preciso mudar, todos entendiam isto. Mas mudar para o que, de que modo? Qualquer um poderia fazer qualquer coisa que quisesse? Não, houve uma forte interferência militar na abertura da liberdade brasileira!    

O principal personagem deste período foi o General Golbery de Couto e Silva, um exímio estrategista militar. Tudo que nós vivemos hoje no Brasil é decorrente dele do ponto de vista estratégico! 

                                                       General Golbery de Couto e Silva

Leonel de Moura Brizola retorna do exílio, seguidor das ideias e ideais e Alberto Pasqualini e Getúlio Vargas, cunhado de João Goulart e seu igual seguidor, tinha por meta recomeçar de onde parou e só havia um problema pela frente, a sigla do PTB foi revindicada pela filha de Getúlio Vargas, Ivete Vargas, segundo se sabe historicamente, instruída pelo General Golbery. Já ouvi comentários de quem viveu próximo esta situação de que o que Golbery não queria era que Brizola fosse o Presidente Nacional do PTB, teria sido ofertado para ele a oportunidade de concorrer como Vice Presidente pela sigla, mas não teria o controle da mesma, este ficaria para a Ivete. Como Brizola tinha conhecimento da relação de Ivete com os militares, recusou e foi para a disputa, perdeu, deste modo retirou-se do PTB, foi o primeiro fracionamento das esquerdas nacionais, Golbery conseguiu com isto dividir o partido de Getúlio ao meio, uma metade que ficaria com Ivete e outra que ficaria com Brizola. Foi um erro estratégico de Brizola, três meses depois Ivete Vargas morreria de câncer, se ele tivesse esperado teria os dois e Golbery teria perdido.


       
Brizola optou por fundar um novo partido, ele trazia consigo a autorização para ser o partido que representaria o Brasil na Internacional Socialista, era agora o Primeiro Vice-Presidente da Internacional Socialista, poderia usar a Rosa Socialista a Rosa de Luxemburgo em uma bandeira, sendo assim, pelo seu passado pessoal e pela representatividade internacional que havia adquirido, criou o Partido Democrático Trabalhista, o PDT. Tive a honra, de receber um Presente das mãos do Ex-Governador Alceu de Deus Collares, um dos primeiros exemplares do Estatuto do PDT, autografado por ele, o que existe de mais raro é a prova de que o primeiro símbolo do PDT era uma rosa ao centro e não a esquerda como é hoje. A mão ao centro significa uma proposta inicial de um socialismo democrático de centro. Esta foi a proposta inicial deste partido, esta foi a sua real origem, o PDT nasceu para centralizar ideias e ideais, inicialmente foi isto, não era para ser um partido de esquerda, isto foi um desvio de caminho que explicarei adiante!

Socialismo Democrático de Centro - Mão ao centro!

Este link abaixo é o da lista dos partidos oficiais hoje existentes no Brasil. Não irei explicar o por que da existência de cada neste momento, deixei isto para o trabalho complementar que farei, em um outro momento, a meta aqui não é esta, mas explicar a origem das ideologias e onde elas se encontram neste momento no Brasil, apesar de aparentemente perdidas. http://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos

Percebam que o primeiro Partido a ser fundado no Brasil, pela atual listagem, foi o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 30 de junho de 1981. Na original o PMDB foi o segundo, o Partido Democrático Social (PDS) foi o primeiro, fundado em 30 de Janeiro de 1980. Cabem algumas explicações destes dois casos. Ambos foram os primeiros partidos por que o PDS era na verdade a antiga ARENA, que apenas mudou de nome e número, inicialmente era (1), tendo passado logo em seguida para (11), exatamente, hoje é o Partido Progressista, a logomarca sofreu algumas alterações, mas mantêm a mesma linha básica. A logomarca do agora PMDB também não mudou em todos estes anos, só foi acrescentado o "P" de "Partido" na frente do nome original. Ambos, após vinte anos de exclusividade, se tornaram os maiores partidos do Brasil, possuem em quase todas as cidades sedes fixas, o que permite uma grande capacidade de mobilização nas campanhas eleitorais nacionais e a conquista ou permanência no poder com certa regularidade. 

Algumas curiosidades poucos lembram ou sabem, logo que acabou o governo dos militares e foi liberado para se criar partidos políticos e como vimos acima o PDS logo foi criado, o que poucos sabem é que muitos políticos que pertenciam a antiga ARENA não ficaram no PDS, migraram para o PMDB, como se sempre tivessem sido oposição ao governo militar, isto fez com que o PMDB imediatamente se tornasse o maior partido do Brasil e com isto, ganhasse maioria ampla no Congresso Nacional, tendo como segunda maior bancada justamente a do PDS. 

Com a morte de Tancredo Neves, José Sarney, que era Vice Presidente, assume o cargo e governa com ampla maioria ainda sobre interferência dos militares, é neste cenário que é criada a condição para a retomada da "democracia brasileira". Este foi o segundo fracionamento das esquerdas criado por Golbery de Couto e Silva, ele tinha no Congresso, ampla maioria da esquerda do período militar, a esquerda por ele permitida e líderes por ele escolhidos.

O Partido Trabalhista Brasileiro foi o terceiro partido a ser criado naquela época, em 03 de Novembro de 1981, hoje consta como segundo na lista, manteve as cores da bandeira original do período Vargas. O PDT de Leonel Brizola foi fundado em 10 de Novembro de 1981, apenas uma semana da criação do PTB. Em 1982, em sua primeira campanha após o regime militar, Leonel Brizola é eleito Governador do Estado do Rio de Janeiro. Em 1989 Brizola concorre a Presidência do Brasil e não chega ao segundo turno, perde a vaga de segundo lugar para Luis Inácio Lula da Silva e de primeiro lugar para o então caçador de marajás, Luis Fernando Collor de Mello, por um partido, regional e com pouca expressão nacional o Partido da Renovação Nacional. 

Collor logo perceberia que ser eleito por um partido fraco não lhe daria capacidade de governo e na primeira oportunidade de CPI que houve o primeiro Presidente eleito pelo Brasil em um período democrático, foi destituído de seu posto por um processo de Impeachment. Curiosamente, anos mais tarde o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou como improcedente o Impeachment, mesmo após Collor já ter cumprido sua punição de inelegibilidade de oito anos e hoje ser Senador da República, tendo retornado ao poder agora pelo PTB.

Collor foi um fenômeno midiático, favoreceu sua vitória o fato de ter como candidato a Vice Presidente Itamar Franco, do PMDB, que teria com Ministro o futuro candidato a Presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) do PSDB! FHC foi reeleito, foi sucedido por Lula, que foi reeleito e elegeu sua sucessora, Dilma Rousseff. Até ai todos sabem!

Mas como foram criados o PT e o PSDB? Você sabe?

Foram os dois últimos atos de Golbery de Couto e Silva, acredite, ambos projetos tiveram participação estratégica dele. Como vimos, mesmo no período democrático o PMDB permanecia no poder. Mas Brizola ainda tinha muita força com os Sindicatos e é neste momento que que surgem duas forças, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 11 de Fevereiro de 1982. Hoje muitos petistas se dizem ateus, mas existem indícios que foram criados com apoio de um movimento chamado Ação Católica Operária (ACO), um grupo de religiosos favoráveis aos movimentos sindicais e que ajudaram na criação do PT e da CUT. Os primeiros sindicatos a apoiar a criação do PT foram justamente os dos Metalúrgicos, na região do ABC paulista e o Sindicato dos Bancários, encabeçado pelo Bradesco, com capital social majoritário do Vaticano. O PT foi criado com a finalidade de fracionar a força politica de Brizola junto aos grupos sindicais e obteve imediato sucesso neste sentido! Recentemente a Força Sindical, ligada diretamente ao PDT excluiu-se por completo da sigla, fundando o Partido Solidariedade, eminentemente sindical, em 24 de Setembro de 2013. A proposta de esvaziamento de representatividade do Partido de Brizola continua mesmo após sua morte, tal é o medo que surja algum líder novo em seu nome, algum seguidor das fontes trabalhistas legítimas!

O PT adotou a Estrela vermelha e as cores vermelha e amarela para sua logomarca, as cores do Comunismo e do Socialismo. Não pode usar as cores do PDT, nem se quer tem direito de usar a rosa socialista, por isto, ligar-se ao PDT é de fundamental importância para demonstrar um elo legítimo com a Internacional Socialista. Hoje o Deputado Federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha é, no lugar de Leonel de Moura Brizola, o atual Vice Presidente da Internacional Socialista no mundo todo, tornou-se assim um sucessor natural de Brizola no PDT. Caso ocorresse do PDT ser extinto, por qualquer motivo que fosse e Vieira da Cunha entrasse no PT de modo voluntário ou não, o PT poderia revindicar internacionalmente o uso da Rosa Socialista. Enfraquecer o PDT a este ponto interessa ao PT, como projeto de poder, por este motivo!

                                       Socialismo Democrático de Esquerda - Mão para a esquerda!

E o PSDB? O Partido da Social Democracia Brasileira foi criado em 24 de agosto de 1989! Agora vejamos, quais eram os legados ideológicos de Getúlio Vargas para seus sucessores mesmo? Só que ai não foi Golbery que fez isto, não de modo direto, isto é doravante um legado dele, outros estão continuando seu projeto, Golbery faleceu em 18 de Setembro de 1987, portanto dois anos antes da criação do PSDB que é considerado Socialismo Democrático de Direita, enquanto o PDT adotou, a partir de sua criação, a linha de Social Democracia de Esquerda simplesmente, um erro estratégico na campanha de Brizola, pois o enfraqueceu para a campanha eleitoral para a Presidência. Não fossem os votos que perdeu para o PSDB, teria chegado ao segundo turno e vencido de Collor! Se o PSDB fosse de fato Social Democrata de Direita, teria o direito legal de uso da Rosa Socialista, coisa que não tem!

   
                                         Socialismo Democrático de Direita - Mão para a Direita!

Vargas deixou como legado:
Um Partido - PSD - Partido Social Democrático, com a Rosa Socialista e a filosofia da Social Democracia!
Um Partido - PTB - Com uma bandeira nas cores Preta (Trabalhismo Inglês), Branca (Humanismo) e Vermelha (Socialismo), ligado diretamente aos movimentos Sindicais e ao Trabalhador.

O que o General Golbery de Couto e Silva fez como estratégia de esfacelamento e desconstrução deste processo Varguista? 

Repartiu a sigla PTB para Ivete Vargas, retirando ela de Brizola.
Retirou a Bandeira do PTB das mãos de Brizola, separando dele os discursos destas ideologias.
Retirou os sindicatos dos bancários e dos metalúrgicos, inicialmente, das mãos do Brizola, via PT.
Retirou a proposta de exclusividade da Social Democracia com o PSDB (pós morte). 
Só faltou retirar a Rosa, mas isto não lhe cabia condições para fazer.

Acabou ai? Não! O PDT é um Partido de quadros, o que significa dizer que dentro dele existem representações de vários segmentos sociais e populares. Na década de 80 iniciou-se uma grande movimentação global na área do meio ambiente e em 21 de Junho de 1990 foi criado o primeiro órgão político ecológico do Brasil, o Movimento Verde do PDT (MV-PDT), no Estado do Rio Grande do Sul , em Porto Alegre, seu primeiro Presidente foi justamente o Deputado Carlos Eduardo Vieira da Cunha. Este movimento foi criado nacionalmente em Agosto de 1993, durante o terceiro Congresso Nacional do PDT, no Rio Centro. Neste evento lá estava Fernando Gabeira, em 30 de Setembro de 1993, ele funda o Partido Verde nacionalmente. Coincidência? Lembrando que Gabeira era um do fundadores do PT e que o Partido Verde é criado com os grupos de simpatizantes ambientais do PT que ao invés de irem para o PDT, optaram por criar um novo partido. Golbery continuava agindo (Pós Morte!).

A meta era dividir para conquistar!

O maior erro estratégico de Leonel Brizola foi cometido por marketing comercial aplicado na política, confundido como marketing político, algo comum aos nossos dias! Para redução de custos de campanha duas resoluções foram tomadas, a primeira que a bandeira do PDT deixaria de ter três cores e passaria apenas a ter duas, isto reduziria o custo da campanha Presidencial de Brizola em um terço e ampliaria as suas condições de chegada no segundo turno, dito por ele mesmo aos seus militantes em vários discursos, para justificar o ato. A outra alegação é a de que nas ruas confundia-se muito a bandeira do PTB (Preta, Branca e Vermelha) com as bandeiras do PDT (Azul, Branca e Vermelha), conforme as situações de luz ou enfoque. Tudo bem, mas hoje se confunde facilmente com a Bandeira do PMDB, pois são iguais, dois lados vermelhos com o centro branco, só muda a sigla e o símbolo, nada mais, uma maravilha para os marketeiros, não para os partidos ou para os eleitores que precisam prestar a atenção na sigla para poder saber quem é quem! Piorou muito a situação deste modo e infelizmente nunca mais voltou a bandeira original! O segundo erro foi adotar como permanente a mão voltada para a esquerda, sendo que haviam segmentos de centro e de direita no PDT e estes usavam a rosa para se verem representados internamente. No momento que o partido assumiu a exclusividade da mão para a esquerda, todos os sociais democratas de direita e centro que ali estavam foram imediatamente se filiar ao PSDB, esvaziando esta linha de pensamento das bases do Partido. Isto, no meio de uma campanha eleitoral, na proximidade de um segundo turno, foi um dos piores erros estratégicos já cometido em um ano eleitoral ao meu ver! O PDT ainda mantêm as três cores em sua bandeira, mas agora só usa o azul nas letras e se perguntar para qualquer um dos seus militantes o significado da cor, serão poucos os que lembrarão do significado e menos ainda os que concordarão com o mesmo, estão perdidos por falta de conhecimento ideológico e formação técnica adequada, infelizmente!

                                           Atual Bandeira do Partido Democrático Trabalhista

Estes desmantelamentos ideológicos só aconteceram com o PDT? Não, como prática de desmantelamento ideológico, vários Partidos vem sendo constantemente sendo criados, esfacelando cada vez mais ideologias e discursos, tornando-os fisiológicos e incapazes de representar filosofias complexas ou mesmo de criar contrapontos administrativos. Deste modo, os partidos novos são apenas uma forma de somar tempo no horário eleitoral gratuito e distribuição de cargos em governos, ampliando a necessidade de alianças para obtenção de poder e fracionando cada vez mais a máquina pública, como diria Darcy Ribeiro nesta hora, sem projeto de governo ou de administração, apenas conquista e manutenção do poder, pura e simplesmente! Esta prática é nacional, visa esfacelar ideologias e vem acontecendo a mais de quarenta anos! Isto não é um privilégio do Brasil, todos os países do mundo vem sendo fragmentados em suas propostas filosóficas e sociológicas. Um conhecimento que antes era comum ao cidadão mais simples hoje é exclusivo de elites intelectuais, quando ocorre e ainda limitado a informações distorcidas e fracionadas. Repito, isto é um processo de um fenômeno global, não é exclusivo do Brasil e nem só do PDT, apenas mostrei onde estavam as ideologias do Brasil e como se fracionaram até os nossos dias!

                                   Fonte: https://merdtv.files.wordpress.com/2013/06/partidos.jpg

Na verdade, tudo começou bem antes de 1979, como mostrei aqui, mas só mostrar de onde vem não é problema, o problema é mostrar por que vem, foi isto que eu fiz aqui e agora! 

Certo, e agora, o que fazer? Ainda existe alguma solução? Ainda há algo a ser feito? Pode ser reverter algo ainda? 

O PT adoraria ter a Rosa Socialista, Dilma já foi filiada ao PDT, trocou o partido para se manter em um cargo da Secretaria de Minas e Energia no Governo de Olívio Dutra e em seguida aceder a cargos nacionais nos governos do PT. Isto a tornou a primeira mulher a ser Presidente do Brasil, por certo não deve estar arrependida de ter tomado tal atitude, pelo contrário, deve estar satisfeita com suas ações. Mas então por que motivo esta foto abaixo? 

     Dilma, cercada de pedetistas da Coordenação nacional, recebe uma rosa, símbolo da Internacional.

Perceba, o PT não pode usar diretamente a rosa, só se tiver o PDT como aliado político!

Alguns partidos membros da Internacional Socialista[editar | editar código-fonte]


Países em que membros da SI ou partidos votantes estão no governo ou fazem parte da coalizão do governo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internacional_Socialista#Alguns_partidos_membros_da_Internacional_Socialista

Uma candidatura própria do nacional do PDT, por exemplo, com o Senador Cristovão Buarque, ou do PMDB faria com que o governo do PT se esfacelasse por completo, não houve como frear 100% isto nesta eleição, as RESISTÊNCIAS REGIONAIS começaram a surgir dentro dos diversos Partidos, inclusive o PDT do Rio Grande do Sul, com a candidatura própria de Carlos Eduardo Vieira da Cunha para Governador do Estado! O Partido Progressista de Ana Amélia Lemos, também no Rio Grande do Sul, e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Ivo Sartori,   também solicitaram igual posição, mas todos, indistintamente, ocupam cargos no governo do Brasil em suas executivas nacionais. Então, como saber quem é quem diante disto tudo?  Muito eleitor se pergunta e com razão, isto é um fenômeno nacional hoje! Todos os partidos estão fracionados, divididos, sem discurso ideológico, sem argumentos para convencer o eleitor de que são de fato oposição, pois todos aparentam ser situação a olhos vistos!   


Hoje, a prática de governabilidade, não só no Brasil, no mundo todo, é muito mais técnica do que ideológica, governa-se com se pode, gerencia-se, nas formas da lei, que não são poucas e em um sistema positivo de hierarquização das leis, os limites são tênues para gestão ideológica, relegada apenas a alguns poucos projetos e métodos de ação. Na prática, tanto governos de direita como de esquerda não seriam muito diferentes, nas formas da lei, por isto, torna-se infundada toda e qualquer preocupação de perda de garantias fundamentais em uma mudança politica radical, seja ela nacional ou regional!

Mas por que mudar algo se é assim? Não é melhor manter tudo como está? Perguntariam alguns, muito provavelmente. Pela lógica sim, mas ai é que entra a corrupção, o vício no poder, o controle absoluto por uma só sigla leva ao vício e ao abuso, destrói com a democracia e dai se perde a necessidade de promover eleição, de haver partido político e mesmo de haver governo, isto acaba por criar um processo anárquico em si, ou de ditadura, com o controle absoluto de tudo e de todos, inclusive da tua liberdade de expressão e pensamento, ou seja, não alternar o poder pode promover, ai sim, perda de garantias fundamentais do cidadão! A oxigenação do poder é condição básica para a manutenção de uma democracia saudável, seja quem for, é preciso ter um tempo de validade de permanência no poder! 



Voto nulo, voto em branco e abstenção só reduzem o coeficiente eleitoral e ajudam a manter no poder quem lá está, não é protesto algum, pois reduz o número de votos válidos e só estes é que são contabilizados para uma eleição! Com menos votos para a oposição, ao agir assim, de um destes modos você ajuda a manter no poder tudo que você diz condenar, simplesmente se omite, cruza os braços, mas, em política não existe espaço vago, alguém ocupa o espaço de poder que você deixou e mantêm poder as suas custas, nem que seja as custas de sua omissão!

Existe uma única coisa que poderá ser feita nesta eleição de 2014 no Brasil! É preciso fortalecer os partidos regionais e os candidatos que se posicionaram contra a permanência contínua no poder! Todos que de algum modo querem oxigenação e que se afastaram do governo federal e /ou estadual, por qualquer motivo, precisam de um voto de confiança, pois só assim poderão fortalecer suas bases partidárias e promover mudanças reais nelas. Enfraquecer políticos que se dizem de um partido, mas apoiam outro, é fundamental para mudar a atual situação do Brasil! 

Perceba, entenda, existe uma coisa chamada aparelhamento ideológico, que nada mais é do que simpatizar com um partido e se filiar a outro, ocupar cargo pelo outro, mas pura e simplesmente para galgar poder e uma vez lá, servir aos interesses de seu partido de simpatia real. Deste modo, sim, é possível dizer que candidatos filiados ao PDT do Rio Grande do Sul, por exemplo, na prática são simpáticos ao PT nacional e que se forem eleitos ajudarão em votações em favor de um quarto governo petista, mesmo que isto seja contra os interesses do eleitor. 

Tal situação ocorre hoje com todos os partidos do Brasil, não só com o PDT, todos, indistintamente, encontram-se aparelhados ideologicamente com simpatizantes do PT, infelizmente! Cabe ao eleitor, distinguir um por um, não basta escolher a sigla, escolha o candidato que irá lhe representar por sua posição ideológica, por sua postura ética, moral, social e principalmente, por sua probidade e capacidade ou experiência. Renovar é fundamental, oxigenar o poder é fundamental, mas não de qualquer modo, não a qualquer custo! Busque se ver representado por pessoas com valores, pois ai você demonstrará ter valor também, afinal de contas o teu voto te representa!

Detalhe, uma vez eleito o teu candidato, mantenha controle sobre ele, pratique controle social, fiscalize as suas ações, projetos, acompanhe o seu trabalho e lembre daqui algum tempo se ele fez ou não o que prometeu em sua campanha! Fiscalizar é tão ou mais importante do que votar e ajuda a aperfeiçoar o voto do cidadão a cada pleito. Os Partidos só evoluem se os eleitores evoluem, faça a sua parte, evolua! Vote consciente, escolha uma oposição qualquer e vote, promova a alternância de poder em todos os cargos e se possível for, não vote no PT, qualquer outro, menos este partido! É preciso entender que um partido que busca quatro mandatos consecutivos não quer democracia, quer poder, só isto! Boa eleição para todos e se de fato você quer uma ideologia para viver, viva, agora você já sabe onde procurar, fiz a minha parte, agora faça a sua!

Antonio Roberto Vigne - Cientista Politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário